4 dicas de design para suas apresentações

Design

4 dicas de design para suas apresentações

Smartalk
Escrito por Smartalk em 7 de maio de 2014
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma apresentação eficaz é resultado de um excelente discurso aliado a um material visual atraente e memorável. Quando falamos dessa parte gráfica, é preciso lembrar que, para que ele seja apropriado, é fundamental que tanto a parte escrita quanto a ilustrativa estejam em harmonia. Isso possibilitará que você transmita seu conteúdo da melhor maneira possível à sua audiência. Para lhe ajudar na tarefa de otimizar a composição das suas apresentações, listamos 4 dicas valiosas de design. Confira:

Escolha sempre a simplicidade

“Menos é mais” pode parecer apenas mais uma frase de efeito, certo? Contudo, no caso do desenvolvimento do layout da sua apresentação, ela se aplica perfeitamente! Portanto, tenha sempre em mente que quanto mais simples ele for, melhor será a percepção do público. Leve em consideração que uma paleta de cores básica, composta principalmente por tons neutros, diminuirá o peso visual do design de apresentação. Isso facilitará a leitura, além de não cansar visualmente a sua audiência.

Outra dica diz respeito ao uso de gráficos. Se eles forem fundamentais para atestar seus argumentos e complementar o conteúdo da sua palestra, use-os de uma maneira mais “leve”. Pode parecer complicado simplificar dados estatísticos, números e percentuais comparativos, não é tão difícil quanto parece. Para isso, basta colocá-los em segundo plano, destacando apenas a informação principal. Por exemplo, se você precisar usar um gráfico para demonstrar, através de dados concretos, um ponto abordado em seu conteúdo, destaque essa informação através de cor, tamanho ou tipo diferente de fonte.

Deixe sua apresentação mais clean utilizando “espaços em branco”

Os “espaços em branco”, também conhecidos como negativos, nada mais são do que áreas sem qualquer texto ou imagem. Cabe ressaltar que não são necessariamente na cor branca, mas a ideia é sempre a mesma: dar mais clareza à sua apresentação, evitando que tenha excesso de informações.

Essa técnica direciona o foco do seu público para os elementos mais importantes do seu discurso. A dica é sempre usar esses espaços próximos às imagens ou às palavras que você quiser destacar.

Não se engane achando que isso será desperdício de espaço em suas apresentações. Tenha em mente que essa é a melhor maneira de evitar sobrecarga em seu material visual.

Quanto menos texto melhor

Quantas vezes você já se deparou com apresentações com texto em excesso? Infelizmente, esse é um erro comum entre os palestrantes. Então, não caia também nessa cilada! Use o conteúdo dos slides somente como um índice, lembrando pontos que devem ser abordados durante sua explanação. As apresentações precisam ser ilustrativas e sem muito texto. Além disso, elas devem priorizar imagens, além de elementos gráficos como ícones e desenhos, por exemplo.

Vale ressaltar também que o conteúdo do discurso não deve estar integralmente na apresentação. Nela devem ser destacados os principais pontos do que o palestrante está dizendo. Porém, é durante a fala que o tema deve ser aprofundado. Para deixar seu material mais dinâmico, encontre também imagens que ilustrem o discurso e insira-as nos slides.

As imagens são poderosas: use-as a seu favor

Uma apresentação de qualidade é aquela que estimula os sentidos da audiência. Portanto, ao estruturar seu material, escolha imagens vibrantes. Com isso você o enriquecerá e o tornará um excelente suporte ao seu discurso falado. Leve também em consideração que as imagens são memorizadas mais facilmente do que textos pelo ouvinte.

Porém, vale ressaltar que, na hora de escolher as imagens, é preciso fugir do clichê. A imagem escolhida tem que representar o que você diz, mas ela também precisa chamar a atenção do público por ser incomum. Caso contrário, ela será só mais uma na mente dele. Destaque-se com ousadia!

Por fim, seja muito cuidadoso na composição dos seus slides. Utilize fontes maiores para destacar palavras-chave do seu conteúdo, assim como imagens que o ilustrem. Além disso, vale enfatizar que você não precisa deixar sua logomarca e informações de contato em todos os slides. Lembre-se que qualquer coisa que distraia a sua audiência deve ser descartado do seu material visual para que ele seja infalível.

Em sua experiência, você tem alguma outra sugestão para complementar nossa lista?. Fique também ligado no nosso blog, pois sempre temos dicas que vão lhe ajudar a ter apresentações cada dia melhores.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA