5 filmes para inspirar a criatividade no trabalho

Conteúdo

5 filmes para inspirar a criatividade no trabalho

Smartalk
Escrito por Smartalk em 8 de maio de 2020
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um palhaço com espírito empreendedor; um agente da CIA que tem ideias malucas para lidar com ditadores; um estudante que pretende usar a vaidade para conectar as pessoas e acaba criando um fenômeno cultural, além de um dos endereços mais populares da internet em todos os tempos.

O que todas essas situações têm em comum? Todas elas servem para aguçar a criatividade no trabalho!

O cinema é sempre uma fonte potencial de inspiração, mas, em alguns casos, também pode ser usado como metáfora para fornecer lições valiosas dentro do universo corporativo. Confira uma lista de filmes que farão com que você questione seus pontos de vista!

Argo

Ano de lançamento: 2012.

Direção: Ben Affleck.

Elenco: Ben Affleck, Bryan Cranston, Alan Arkin e John Goodman.

Sinopse: em 1979, no auge da revolução iraniana, um agente da CIA recorre a um plano improvável para resgatar seis diplomatas norte-americanos e evitar que se tornem prisioneiros políticos: transformá-los na equipe de filmagem de um longa-metragem fictício.

Preste atenção: algumas ideias são tão anticonvencionais que desafiam a lógica e o bom senso, fazendo com que a maioria das pessoas duvide dos métodos escolhidos. Mas a determinação e o foco inabaláveis de um criador podem produzir resultados incríveis, desde que a equipe também acredite que é possível.

O Náufrago

Ano de lançamento: 2000.

Direção: Robert Zemeckis.

Elenco: Tom Hanks e Helen Hunt.

Sinopse: Chuck Noland, funcionário da FedEx, é o único sobrevivente de um desastre aéreo. Praticamente sem recursos para sobreviver, ele terá de superar os rigores de uma ilha deserta e, principalmente, vencer as próprias barreiras psicológicas.

Preste atenção: quando não há alternativa, o que resta é a criatividade. Às vezes, situações extremas nos colocam em posições desconfortáveis. A partir daí, podem surgir soluções realmente inovadoras.

A Rede Social

Ano de lançamento: 2010.

Direção: David Fincher.

Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield e Justin Timberlake.

Sinopse: no início dos anos 2000, um estudante da Universidade de Harvard começa a desenvolver a plataforma que viria a se tornar a maior rede social do planeta, o Facebook.

Preste atenção: a versão inicial de um projeto pode conduzir a resultados muito diferentes da proposta inicial, pois a inovação, frequentemente, traz desdobramentos imprevisíveis… e incontroláveis. Os bastidores de uma revolução cultural e tecnológica incluem conflitos ideológicos e disputas de ego que podem ensinar bastante sobre a condição humana.

Traffic

Ano de lançamento: 2001.

Direção: Steven Soderbergh.

Elenco: Benicio Del Toro, Steven Bauer e Don Cheadle.

Sinopse: histórias aparentemente independentes, mas interligadas por um contexto maior, ajudam a formar um complexo painel sobre o consumo e o tráfico de drogas em uma grande metrópole.

Preste atenção: determinadas atitudes disparam efeitos que, por sua vez, provocam reações em cadeia em várias camadas sociais, afetando idealizadores, equipes de produção, público consumidor, autoridades e profissionais de vendas. Toda ação tem consequências e, por isso, é preciso assumir uma postura responsável em quaisquer circunstâncias.

O Palhaço

Ano de lançamento: 2011.

Direção: Selton Mello.

Elenco: Selton Mello, Paulo José, Larissa Manoela e Teuda Bara.

Sinopse: nos anos setenta, o palhaço de um circo mambembe mantido pelo pai resolve abandonar a profissão a fim de adaptar-se a uma “vida comum”. Sua decisão afeta a vida dele e de outras pessoas ao seu redor, com resultados diferentes do que ele esperava.

Preste atenção: o protagonista é a imagem do empreendedor nato: valoriza o trabalho em equipe, luta incessantemente para fazer do circo um negócio sustentável e deseja crescer e concretizar suas metas pessoais, a despeito das dificuldades.

O que achou da lista? Conhece algum outro filme que estimule a criatividade no trabalho? Então compartilhe este post e inspire outras pessoas!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA