Ágora grega: conheça mais sobre a história do discurso

Conteúdo

Ágora grega: conheça mais sobre a história do discurso

Smartalk
Escrito por Smartalk em 5 de outubro de 2017
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Podemos dizer que o ato de discursar foi fundamental para a construção das sociedades modernas e, principalmente, das democracias.

Na Grécia Antiga, falar em público era considerado uma das mais importantes qualidades de um cidadão, pois ele podia contribuir para a sociedade de maneira mais efetiva com o debate de ideias, que era o pilar formador da sociedade grega.

Tudo isso acontecia por volta do século VIII a.C, ou seja, já são quase três mil anos dando importância para discursos bem feitos, com capacidade para mudar a realidade das sociedades.

A palavra “assertiva” não devia existir ainda naquela época, mas a “assertividade” dos discursos produzia uma sociedade melhor, com cidadãos mais conscientes e com debates capazes de mudar a realidade da maioria.

As Ágoras Gregas

Esses discursos aconteciam em um local específico: as Ágoras. É uma palavra que vem do verbo agorien e que significa discutir, deliberar, tomar decisões.

E é o que as pessoas faziam com seus discursos.

Davam contribuições intelectuais para tornar as sociedades melhores, era onde os filósofos se reuniam para discutir os temas mais relevantes para a pólis, as cidade.

Os debates tinham como objetivo construir algo, de uma solução prática a um pensamento filosófico.

Os pensadores queriam tornar a Grécia um lugar melhor e, principalmente, consolidar a democracia, um dos mais importantes conceitos criados pelos gregos.

Por conta desses objetivos, as ágoras possuíam papel fundamental na formação política da cidade, pois eram os locais onde aconteciam as manifestações da opinião pública, enquanto exercício da cidadania.

Em Atenas, a Ágora de Atenas era uma grande praça, que ficava ao lado dos edifícios públicos. Do outro lado, as escavações arqueológicas descobriram que ficavam os mercados e as feiras livres.

E não eram só os debates que aconteciam na ágoras. Ao redor dessas “praças”, aconteciam outras atividades sociais, religiosas, administrativas, performances teatrais, comerciais e legislativas.

As ágoras eram o coração das cidades da Grécia Antiga. Discursos de importantes pensadores gregos como Sófocles, Demóstenes e Fídias foram feitos em ágoras durante os séculos V e VI a.C.

Nelas, foram plantadas as sementes das civilizações ocidentais e da democracia. Ou seja, os discursos que eram feitos nesses locais foram a base do conhecimento.

Veja também: Comunicação assertiva – O que é e como ela funciona

A relação das Ágoras Gregas e dos grandes discursos

Todo esses estudos reforçam a importância de um discurso bem feito, com argumentos convincentes e uma performance matadora.

É preciso entender a importância dessas falas enquanto fator de mudança, enquanto possibilidade de convencimento das pessoas.

Um bom discurso, seja ele em uma palestra, um congresso ou um pitch de vendas, deve expor seu ponto de vista e mostrar que o seu pensamento (ou até aquilo que você vende) é melhor do que o das outras pessoas.

Um bom discurso deve conquistar mentes, mudar opiniões e formar ideias, assim como nas ágoras gregas, onde alguns dos mais importantes pensadores da história debatiam e trocavam ideias, ajudando a formas a base de nossa civilização. E tudo isso sem o uso de PowerPoint.

Conclusão

Se há muito séculos atrás, a formação intelectual das pessoas e de conceitos presentes até hoje, começavam através de apresentações de ideias através de discursos, podemos nos inspirar nos pensadores gregos para mantermos esse debate.

Aqui, na Smartalk, somos especialistas em preparar apresentações de impacto, com discursos que “colam” na mente das pessoas.

Ajudamos os nossos clientes a prepararem esses discursos, a pensar no que falar e em como falar.

Também ajudamos a desenvolver uma melhor performance das pessoas no palco, para elas terem uma melhor experiência nas ágoras modernas.

Assim como na ágoras gregas, nosso objetivo é ajudar as pessoas a formarem ideias e participarem dos bons debates.

Por isso, fazemos com que nossos clientes desenvolvam tudo o que será falado durante a apresentação, desde a organização do conteúdo até a maneira como ele será passado para a plateia.

Cuidamos também do design, com o uso mais eficiente dos slides, desenhados por nossa equipe.

Para isso, utilizamos um método chamado Metodologia CDP, onde desenvolvemos uma boa apresentação baseada em três pilares:

  • Conteúdo;
  • Design, e;
  • Performance.

Quer conhecer mais sobre esta Metodologia, clique AQUI e veja tudo sobre o CDP!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA