Como fazer uma apresentação ao vivo online no estilo Steve Jobs

Performance

Como fazer uma apresentação ao vivo online no estilo Steve Jobs

Smartalk
Escrito por Smartalk em 21 de Maio de 2018
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saiba como fazer uma apresentação transmitida ao vivo pela internet que dê destaque ao telão, como as que Steve Jobs fazia.

Você já se inspirou em Steve Jobs para fazer uma apresentação em sua empresa ou em algum evento? Fazer uma apresentação com esta estética tem seus desafios. Quando filmamos uma apresentação, é uma tarefa bem difícil conseguir enquadrar o palestrante e o que está sendo exibido no telão ao mesmo tempo. Dá para contornar esse problema facilmente por meio da edição do vídeo posteriormente. Mas como fazer uma apresentação transmitida ao vivo pela internet que consiga dar destaque tanto para o telão quanto para o palestrante?

Ao fazer uma busca online, logo você encontra transmissões gravadas de apresentações de Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Elon Musk e outros grandes empresários. Em comum, está o destaque dado ao material exibido no telão. O vídeo abaixo, da icônica apresentação do iPhone que Steve Jobs conduziu em 2007, é um bom exemplo.

Você pode perceber que em diversos momentos a tela se divide entre as imagens de Jobs e do telão. A seguir, vamos mostrar como fazer uma apresentação como essa ao vivo e valorizar ainda mais o material preparado para este momento.

Um bom material de apresentação faz a diferença

Como falamos anteriormente, um ponto em comum nas apresentações de megaempresários é o uso de um telão gigante com a exibição de imagens, vídeos, gráficos e textos que ilustram e complementam o que está sendo falado.

Antes de se decidir por fazer uma transmissão com destaque para o telão, assegure-se de que você tenha em mãos um material de qualidade. Afinal, a função do conteúdo que será exibido é dar um suporte visual para a mensagem passada e aumentar o impacto causado nos espectadores.

Não tem como fazer uma apresentação grandiosa como as que Steve Jobs fazia se você preparou um arquivo de PowerPoint cheio de textos em cada slide. Ou com gráficos complexos e letras tão pequenas, que ninguém consegue compreender.

Uma apresentação de impacto exige um material à altura. E não é à toa que as apresentações de Jobs, Zuckerberg, Musk e outros empresários valorizam tanto o conteúdo visual. Se você quer seguir estes exemplos, comece pensando neste recurso tão valioso para uma apresentação.

Como fazer uma apresentação ao vivo pela internet com destaque para o telão?

E aí você prepara um material incrível para sua apresentação! Porém, na hora de transmiti-la ao vivo online, os espectadores não conseguem nem enxergar o que está sendo mostrado, já que a câmera só foca no palestrante…

Não adiantou muita coisa, não é? Mas há uma solução para esse problema!

Normalmente, há duas formas de destacar o conteúdo do telão no vídeo ao vivo. A primeira é cortando a imagem do palco em determinados momentos para preencher a tela com o conteúdo exibido. A segunda é fazer uma divisão na tela entre o palestrante e o conteúdo do telão – como no vídeo que mostramos acima.

Estes dois efeitos podem ser realizados com o uso de um encoder (ou codificador).

Encoder? O que é isso?

Toda transmissão ao vivo profissional utiliza um encoder. É um software (na web ou externo) que capta os sinais das câmeras e microfones enviados pelas placas de áudio e vídeo e os conecta ao servidor da plataforma de live streaming, para que a transmissão seja de fato realizada.

Mas o encoder tem muitas outras funcionalidades. É por meio dele que você pode controlar o que está sendo exibido na tela de transmissão. Você pode alternar as imagens das câmeras, inserir fotos, gráficos e vídeos, exibir o que aparece na tela do seu computador para fazer tutoriais, entre outros.

Existem diversas opções de encoders pagos e gratuitos. Vamos utilizar como exemplo para este post o OBS (Open Broadcaster Software). É um encoder gratuito, de código aberto e que funciona em Mac, Windows e Linux.

A interface do OBS, apesar de ser em inglês, é simples de usar. A forma de controlar o que está sendo exibido na tela de transmissão lembra até as camadas do Photoshop. Veja só como utilizar.

Controlar as imagens diretamente do encoder

Para quem só tem um monitor à disposição, uma solução é transformar cada slide de sua apresentação em uma imagem e subi-las no encoder. Preparamos um teste simples com uma webcam e um slide para você ter uma ideia de como funciona.

1- No espaço Sources, clique no símbolo + e selecione Video Capture Device. Crie um novo perfil ou escolha um já existente e selecione a câmera que está conectada.

video

2- Apareceu a imagem que está sendo filmada? Então vá para o mesmo caminho em Sources e selecione Images. Você pode subir cada imagem do slide que será exibido e renomeá-las para facilitar a seleção.

video

3- Se você quer preencher a tela de transmissão com cada slide em determinados momentos, basta clicar no símbolo de olho ao lado do nome da cada imagem e do vídeo em Sources para controlar o que será exibido.

4- Se você quer colocar o vídeo lado a lado com os slides, você pode redimensionar cada frame por meio das bordas vermelhas e reposicioná-los onde quiser. Clique com o botão direito em cima da fonte (imagem ou vídeo), selecione Transform e, em seguida, Edit Transform, se quiser cortar o frame para encaixá-lo melhor no espaço disponível. Você também pode rotacionar os frames e incluir uma imagem de fundo ao invés do fundo preto.

vídeo

5- Conecte o OBS à sua plataforma de transmissão. Para fazer isso, procure a URL e a chave de stream da plataforma. Depois, acesse Settings e, em seguida, Stream no OBS. Cole as informações nos campos correspondentes e clique em OK. Para começar a transmissão, inicie tanto no encoder quanto na plataforma.

Dica importante

Durante a transmissão, utilize o modo Studio Mode para poder realizar todas as mudanças (no quadro à esquerda) e, só depois, clique em Transition para que elas apareçam na transmissão ao vivo (no quadro à direita). Assim, você pode fazer testes e evitar erros.

Utilizar outro monitor separadamente

Esta é uma opção bastante comum entre equipes de produção profissional de transmissão ao vivo. Com o uso de um segundo monitor, você pode abrir a apresentação completa nele, sem precisar convertê-la em imagens.

1- Conecte o outro monitor ao seu computador por meio de um cabo HDMI.

2- Depois de conectar a câmera em Sources, selecione Display Capture. Esta é a opção utilizada para mostrar o conteúdo de um monitor.

3- Selecione o perfil do outro monitor que foi conectado para ter um frame que só mostra a tela dele.

4- Siga os mesmos passos que explicamos anteriormente para redimensionar o frame e exibi-lo nos momentos que desejar.

Uma produção profissional ajuda – e muito!

Para quem nunca realizou uma transmissão ao vivo antes, esse passo a passo pode ser complicado e confundir na hora da live. Você precisa ser ágil para fazer as mudanças porque não há tempo para correções – tudo acontece ao vivo!

Por isso, uma recomendação é investir em um serviço de produção de live streaming profissional. O Netshow.me oferece esses serviços de ponta a ponta: produção, plataforma e link de internet. Tudo para você não ter dor de cabeça na hora de transmitir ao vivo. Conheça todos os serviços no site do Netshow.me.

Este post foi escrito pela equipe do Netshow.me, empresa especializada em transmissões ao vivo profissionais. Acesse o site e saiba mais!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA