5 dicas imperdíveis para uma apresentação de Power Point perfeita

Conteúdo

5 dicas imperdíveis para uma apresentação de Power Point perfeita

Smartalk
Escrito por Smartalk em 4 de janeiro de 2018
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Construir um material de apoio assertivo para conquistar seu público é essencial a qualquer apresentação. Ela deve ser arquitetada e pensada para chegar ao espectador de maneira correta. 

Quer ir além com sua apresentação de Power Point?

Confira 5 dicas do nosso time de especialistas em apresentações.

1. Saiba que menos é mais

Estamos certos de que você já ouviu essa frase anteriormente. Durante a elaboração de um material visual ela também se aplica!

O material visual é um apoio, então, não deve ser a fonte primordial de conteúdo. Ele deve ser a “bengala” para quem está recebendo o conhecimento. 

Para tal, deve possuir conteúdo que soma ao que está sendo falado, de forma a evidenciar a fala do palestrante.

2. Crie uma linha de raciocínio

Os slides que você irá usar em sua apresentação de Power Point precisam seguir uma linha de raciocínio. Apostar em Storytelling é uma opção interessante.

Nesse sentido, as telas devem seguir uma linha editorial. Páginas diferentes durante a apresentação acabam por “ofuscar” o apresentador.

Isso porque, normalmente, chamam a atenção, além de transmitirem uma imagem de descuido e desordem. 

Crie uma tela padrão para sua apresentação de Power Point, e a utilize como base das outras telas, reproduzindo esquema de cores, tipografias e linguagens semelhantes.

Um material “uniforme” apresenta o conteúdo de maneira mais confiável, pois indica um padrão de organização e hierarquização da informação.

Fique atento ao design de sua apresentação de Power Point.

3. Dê atenção ao design

Para montar um material ajustado e que faça sentido para o propósito de informar da melhor maneira possível, você irá precisar de tempo.

A construção das telas de sua apresentação de Power Point exige análise e, em alguns momentos, até mesmo o uso de tentativa e erro. Alguns aspectos a serem observados:

  • Analisar uma imagem e o local em que ela foi fixada
  • Observar tamanho e tipografia
  • Avaliar as cores dominantes nos slides

Dê uma folga entre a produção e essa análise, para descansar a visão. Afinal de contas, nem sempre a primeira ideia é a melhor, ajustes fazem parte da rotina de quem produz telas buscando excelência.

Um novo olhar também pode ser útil, se possível peça para alguém de sua confiança conferir o seu material,mas lembre-se, você que domina o conteúdo, a última palavra precisa ser sua.

4. Dê seu toque pessoal

Um slide que agrade ao público é muito importante, estamos falando em vários sentidos, no entanto, a tela precisa agradar também ao palestrante.

Você deve se sentir confortável e confiante. Apresentar-se é se colocar em exposição e a melhor maneira de executar essa atividade é com confiança e segurança de como está conduzindo a explanação.

Lembre-se, a apresentação é feita por diversos fatores, dominar a maioria deles faz com que você esteja cada vez mais confortável diante da situação.

Você deve construir as telas de maneira que você consiga identificar as informações de maneira rápida e intuitiva.

5. Não deixe de revisar

Um discurso alinhado e muito bem ensaiado é fundamental. Se o material de apoio não realizar sua função – de apoiar o que for dito – ele se torna desnecessário e inútil.

Após confeccionar o seu material, revise tudo com muita atenção. 

Uma dica infalível é ler o conteúdo todo novamente, pausadamente e em voz alta. Além de notar os possíveis erros gráficos, você estará evidenciado sua pontuação. Não deixe de conferir também suas referências. Um palestrante precavido tem maiores chances de sucesso.

Dica extra: teste tudo

Do que vale uma apresentação de power point bonita, bem elaborada e que não funciona? Nada!

Após a construção do material, leve mais de uma cópia para o local da apresentação. Certifique-se de que os equipamentos que você terá à sua disposição estão em total funcionamento.

Cheque tudo! Sistemas diferentes, atualizações e até fontes podem se tornar uma dor de cabeça caso o seu material não esteja alinhado com a máquina em que ele será exibido.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA