Veja como fazer apresentações profissionais com design incrível

Design

Veja como fazer apresentações profissionais com design incrível

Smartalk
Escrito por Smartalk em 21 de julho de 2016
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma boa apresentação profissional pode ser fator determinante para a sua carreira e sucesso do seu negócio. É por meio dela que você consegue se posicionar no mercado, transmitindo ao seu público a sua competência e profissionalismo, fazendo conhecer o conteúdo desejado de forma eficiente e objetiva.

Pode ser um plano de negócios, um novo produto para um cliente potencial ou o planejamento estratégico para o ano seguinte — independente do conteúdo, é muito importante conquistar e manter a atenção da sua audiência durante toda a sua fala, para garantir que as informações sejam compreendidas e que você alcance os resultados almejados. Para isso, além de um discurso interessante e de conteúdo pertinente, é essencial que o aspecto visual da apresentação faça a sua parte, inspirando e direcionando a atenção do público.

Pensando nisso, no post de hoje, daremos 3 dicas de como tornar as suas apresentações profissionais impecáveis. Acompanhe!

1. Conheça o seu público

Antes de preparar uma apresentação profissional impactante, é indispensável saber com quem você irá falar — essa informação permite que a sua comunicação seja direcionada e mais eficiente, além de evitar muitos erros. Entendendo quais são as expectativas, campo de atuação e experiência da audiência, fica mais fácil organizar o conteúdo, definir desde o tipo de linguagem mais adequada (se cabem termos técnicos ou não, por exemplo) até a quantidade e o tamanho do texto em cada slide.

2. Seja objetivo

Tenha em mente que a apresentação de slides é um orientador e um auxiliar, mas que a parte mais importante é o seu discurso, o conteúdo que você tem a compartilhar e a sua postura. Precisamos lembrar disso para evitar um erro muito comum: encher os nossos slides de texto e, durante a apresentação, ler tudo o que está por ali. Pense bem: se fosse para ser assim, seria melhor encaminhar o conteúdo por e-mail, certo?

Uma apresentação muito poluída e complexa só afasta o seu público, pois se torna confusa e cansativa. É preciso escolher frases de impacto e palavras-chave, que serão o ponto de partida para a sua fala e cuidar para que as telas sejam limpas, elegantes e convidativas. Não tem nada mais desconfortável do que passar horas olhando para algo agressivo e deselegante, não é mesmo?

3. Não exagere

Essa dica vale para tudo: textos, fotos, cores e números de slides. Pode parecer clichê, mas quando o assunto é design, a velha frase “menos é mais” cabe como uma luva. Leve em consideração que você precisa conquistar a atenção das pessoas, fazer com que elas te escutem e estejam interessados no que você tem a mostrar. Fica mais difícil se as pessoas estiverem perdidas em meio a dezenas de fotos, fundos coloridos, frases e mais frases de um texto interminável. Portanto, vá com calma!

Uma boa dica é elaborar um roteiro da sua apresentação, definindo quais são os principais assuntos a serem abordados, qual a ordem dos temas e quanto tempo você precisará em cada um. A partir disso, fica mais fácil cuidar do visual dos seus slides, que devem ser limpos e simples, mas sempre elegantes, o que é uma boa mostra do seu profissionalismo.

O visual e o design de suas apresentações profissionais podem ser determinantes na forma como a sua audiência vai receber a sua fala. Por isso, é sempre importante prestar atenção a esse aspecto e dedicar tempo e trabalho para construir slides impactantes e eficientes.

E você, tem algum segredo na hora de desenvolver as suas apresentações? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA