As melhores alternativas para substituir apresentações em flash

Design

As melhores alternativas para substituir apresentações em flash

Smartalk
Escrito por Smartalk em 20 de janeiro de 2016
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A menos que você tenha vivido longe da internet nos últimos 15 anos, você deve saber que o Flash foi uma das ferramentas mais indicadas para a maioria das animações feitas para espaços virtuais. Eram vários os motivos para isso: além da base oferecida por navegadores para a instalação de plug-ins Flash, a ferramenta era relativamente fácil de ser manipulada em relação aos códigos de programação.

Porém, a “era de ouro” do Flash chegou ao seu fim. Devido às diversas vulnerabilidades, a ferramenta está um tanto desatualizada, sendo desprezada por agências e empresas — incluindo a gigante Apple. Além disso, nem todos que têm habilidades para organizar boas apresentações no programa. Quer saber quais são as melhores alternativas às apresentações em Flash? Então confira o nosso post de hoje:

O problema das apresentações em Flash

O maior problema com o Flash é que você precisa ter um bom conhecimento sobre programação para atingir os níveis mais básicos de animação. Se você deseja mover um ponto de A para B, quantos pixels você terá de mover para que o ponto fique na posição correta?

Por isso, mesmo que os usuários se sintam confortáveis com elementos visuais, a necessidade de conhecimentos em programação oferece obstáculos para quem deseja animar em Flash.

Além desses obstáculo, o Flash apresenta diversas vulnerabilidades, admitidas até mesmo pela sua fabricante, a Adobe.

As alternativas às apresentações em Flash

Hype

Desenvolvido pela Tumult, o Hype permite que os usuários produzam os mesmos efeitos do Flash com técnicas semelhantes, embora sejam mais simples. A maior vantagem é que ele retira a maior barreira entre os leigos em programação que desejam animar e as possibilidades do Flash.

Com o Hype, você não precisará escrever uma única linha de código, se você não quiser. O programa pode ser adquirido por 50 dólares aqui. Há também uma amostra gratuita para quem deseja fazer testes.

Shumway

Desde que a Adobe decidiu descontinuar o Flash para o sistema Linux, os internautas traçaram uma série de alternativas. Dentre elas está o Shumway, um processador de conteúdo Flash baseado em recursos do HTML5. O código foi disponibilizado gratuitamente, e quem se arrisca em programação já pode usá-lo no Firefox. Você pode fazer uma tentativa aqui.

Wix

A plataforma Wix é a solução perfeita para quem deseja produzir um site com visual profissional sem a necessidade de aprender linguagem de programação. Além de possibilitar a criação de sites gratuitos, o Wix é um ótimo recurso para apresentações complexas, em que um projeto precisa ser apresentado por meio de diversas facetas.

Haiku Deck

Já pensou em projetar as suas apresentações em um iPad? O Haiku Deck, desenvolvido para iOS, fornece um rico acervo de imagens ilustrativas, oferecendo também acesso direto a criações licenciadas pelo Creative Commons.

Esse aplicativo possibilita a criação rápida de slides atraentes, com o bônus de permitir o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais ou por e-mail.

A apresentação também pode ser embutida em sites, ser refinada no PowerPoint ou no Keynote. O Haikku ainda não permite a inclusão de sons ou animações, mas ainda é uma boa alternativa para a criação de slides.

Prezi

O Prezi une as vantagens da computação em nuvem e do zoom para criar sequências não lineares de vídeos, textos, fotos e todos os recursos que você desejar para uma apresentação de excelência. As animações do site são customizadas e simples, baseadas no mecanismo de zoom usado no Google Maps.

Reunimos aqui algumas dicas para criar uma boa apresentação em 3D com o Prezi.

Apresentações em Flash encantam o público, mas podem exigir uma preocupação desnecessária em quem não está tão próximo assim do mundo da programação. Se esse é o seu caso, abuse das alternativas e concentre suas energias na organização de uma apresentação cativante!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA