A menos que você tenha vivido longe da internet nos últimos 15 anos, você deve saber que o Flash foi uma das ferramentas mais indicadas para a maioria das animações feitas para espaços virtuais. Eram vários os motivos para isso: além da base oferecida por navegadores para a instalação de plug-ins Flash, a ferramenta era relativamente fácil de ser manipulada em relação aos códigos de programação.
Porém, a “era de ouro” do Flash chegou ao seu fim. Devido às diversas vulnerabilidades, a ferramenta está um tanto desatualizada, sendo desprezada por agências e empresas — incluindo a gigante Apple. Além disso, nem todos que têm habilidades para organizar boas apresentações no programa. Quer saber quais são as melhores alternativas às apresentações em Flash? Então confira o nosso post de hoje:
O problema das apresentações em Flash
O maior problema com o Flash é que você precisa ter um bom conhecimento sobre programação para atingir os níveis mais básicos de animação. Se você deseja mover um ponto de A para B, quantos pixels você terá de mover para que o ponto fique na posição correta?
Por isso, mesmo que os usuários se sintam confortáveis com elementos visuais, a necessidade de conhecimentos em programação oferece obstáculos para quem deseja animar em Flash.
Além desses obstáculo, o Flash apresenta diversas vulnerabilidades, admitidas até mesmo pela sua fabricante, a Adobe.
As alternativas às apresentações em Flash
Hype
Desenvolvido pela Tumult, o Hype permite que os usuários produzam os mesmos efeitos do Flash com técnicas semelhantes, embora sejam mais simples. A maior vantagem é que ele retira a maior barreira entre os leigos em programação que desejam animar e as possibilidades do Flash.
Com o Hype, você não precisará escrever uma única linha de código, se você não quiser. O programa pode ser adquirido por 50 dólares aqui. Há também uma amostra gratuita para quem deseja fazer testes.
Shumway
Desde que a Adobe decidiu descontinuar o Flash para o sistema Linux, os internautas traçaram uma série de alternativas. Dentre elas está o Shumway, um processador de conteúdo Flash baseado em recursos do HTML5. O código foi disponibilizado gratuitamente, e quem se arrisca em programação já pode usá-lo no Firefox. Você pode fazer uma tentativa aqui.
Wix
A plataforma Wix é a solução perfeita para quem deseja produzir um site com visual profissional sem a necessidade de aprender linguagem de programação. Além de possibilitar a criação de sites gratuitos, o Wix é um ótimo recurso para apresentações complexas, em que um projeto precisa ser apresentado por meio de diversas facetas.
Haiku Deck
Já pensou em projetar as suas apresentações em um iPad? O Haiku Deck, desenvolvido para iOS, fornece um rico acervo de imagens ilustrativas, oferecendo também acesso direto a criações licenciadas pelo Creative Commons.
Esse aplicativo possibilita a criação rápida de slides atraentes, com o bônus de permitir o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais ou por e-mail.
A apresentação também pode ser embutida em sites, ser refinada no PowerPoint ou no Keynote. O Haikku ainda não permite a inclusão de sons ou animações, mas ainda é uma boa alternativa para a criação de slides.
Prezi
O Prezi une as vantagens da computação em nuvem e do zoom para criar sequências não lineares de vídeos, textos, fotos e todos os recursos que você desejar para uma apresentação de excelência. As animações do site são customizadas e simples, baseadas no mecanismo de zoom usado no Google Maps.
Reunimos aqui algumas dicas para criar uma boa apresentação em 3D com o Prezi.
Apresentações em Flash encantam o público, mas podem exigir uma preocupação desnecessária em quem não está tão próximo assim do mundo da programação. Se esse é o seu caso, abuse das alternativas e concentre suas energias na organização de uma apresentação cativante!