Como escolher as cores da minha apresentação?

Design

Como escolher as cores da minha apresentação?

Smartalk
Escrito por Smartalk em 3 de outubro de 2014
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quem conheceu a internet bem nos seus primórdios, certamente se lembra de como eram comuns os sites em tela preta, roxa, azul ou verde escuros. Isso sem falar nos sites totalmente vermelhos, que quase cegavam o internauta no primeiro clique.

Para piorar, muitos ainda adotavam fontes em cores fluorescentes, tão chamativas quanto a tela. De lá para cá, cerca de uns 10 a 15 anos, muita coisa mudou. Ainda bem!

Mas para muitas pessoas que hoje em dia trabalham com apresentações ou precisam recorrer a elas de vez em quando, as cores ainda podem ser um problema, que geralmente, é percebido somente na hora da montagem do projeto.

Pensando nisso, fizemos o artigo de hoje para você, que costuma passar por essa dificuldade ao estruturar seus projetos. Vamos te ajudar a escolher as melhores cores para as suas próximas apresentações. Confira!

Não siga sua intuição

Essa dica até pode soar estranha à primeira vista, mas você vai entender como ela pode ser importante para a boa aceitação do seu trabalho, seja em power point, slideshare, ou qualquer outro meio.

Quando o assunto é a escolha de uma cor ou de uma combinação para a apresentação, o primeiro passo é deixar as preferências pessoais de lado. Afinal, não adianta você amar a combinação roxo com laranja se o seu projeto for sobre decoração e cerimônias de casamento.

Nesse exemplo, mesmo que a pessoa queira inovar, não vai poder fugir muito dos tons pastéis porque mais de 90% de seus clientes, noivas e seus pais, são tradicionais e só investirão nos serviços que seguirem essa linha.

Conheça bem o tema do seu projeto

Antes de pensar na escolha da paleta de cores da sua apresentação, você deve conhecer bem o tema do seu projeto. Ou seja, a sua escolha precisa ser coerente com os desejos do seu alvo. Mas como identificar isso?

Se faça as perguntas: para quem vou apresentar meu projeto? O que vou vender ou explicar nessa apresentação? O público do meu projeto é jovem? Ou é conservador?

Com essas respostas em mãos, você será capaz de definir, entre tantas possibilidades, quais cores são capazes de causar melhores impressões no seu alvo.

Use a psicologia das cores a seu favor

Certamente você já deve ter ouvido falar no termo psicologia das cores. Mas você sabe do que se trata, realmente?

Como o próprio nome indica, é uma técnica estudada por neurocientistas e psicólogos, que revela os impactos que a visualização de cada cor é capaz de causar em uma pessoa.

As cores têm forte influência psicológica e emocional, podendo inclusive, alterar o estado de humor de um indivíduo. Já ouviu falar da depressão dos dias nublados? A cor cinza está relacionada ao estado entristecido e melancólico.

Ao mesmo tempo, o azul transmite calma e confiança, por isso a cor é tão usada em clínicas e hospitais. O vermelho pode causar inquietação e excitação, mas também pode transmitir força e determinação.

Por isso, recomendamos que você analise com calma suas opções preferidas e avalie a que trouxer ganhos emocionais mais próximos do que você realmente quer alcançar com a sua apresentação.

Para facilitar o seu trabalho, indicamos esse infográfico bem legal postado pelo blog Viver de Blog, do Henrique Carvalho. Nele você vai entender os principais impactos que cada cor causa nas pessoas.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA