6 livros que prometem despertar sua criatividade

Conteúdo

6 livros que prometem despertar sua criatividade

Smartalk
Escrito por Smartalk em 12 de setembro de 2017
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todos nascemos criativos. Não existe essa história do “ah, mas eu não sou nada criativo”. Todos temos essa característica, o que muda é a maneira como lidamos com ela, como deixamos ela crescer e se liberar.

Normalmente, a criatividade é associada a pessoas que lidam com artes ou criação, o que é uma grande bobagem. Até mesmo pessoas que lidam com ciências exatas precisam de uma boa dose de criatividade para resolver problemas ou equações complicadíssimas. Claro que é um tipo diferente daquela usada por um artista plástico que esculpe um monumento contra a miséria a partir de um tubo de pasta de dente, mas ainda assim, ela existe em todos nós.

Para aqueles que sentem que estão com essa característica meio “adormecida”, precisando dar uma sacudida nela, vamos passar uma boa dica para despertar: uma compilação de livros que podem ajudar a “despertar” a criatividade que existe em todos nós.

Vamos lá:

1- Criatividade S.A., de Ed Catmull

Ed Catmull é presidente da Pixar, estúdio que ajudou a fundar ao lado de Steve Jobs. Nesse livro, ele divide as lições e os aprendizados nesse cargo, mostrando como se constrói uma cultura de criatividade, em uma ótima obra para quem busca inspiração. Ele destaca a importância da reunião de equipes e do uso do brainstorm, já que ele ensina que um problema difícil é melhor solucionado quando várias mentes excelentes trabalham nele.

2- Isto não é um livro, de Keri Smith

Da mesma criadora de “Destrua este diário”, a ideia do livro é instigar a criatividade e a imaginação dos leitores. Cada página é descrita como alguma coisa e o leitor tem que fazer a transformação. Como vai transformar uma folha de papel em uma televisão, em um apanhador de sonhos ou em uma obra de arte, é você e sua criatividade que decidem.

3- O Despertar na era da criatividade, de Lois Robbins

O livro mostra como a criatividade será o diferencial para definir os vencedores. Lois Robbins fala sobre como a rapidez com que ocorrem as transformações na era digital exige uma postura bastante ágil de todos que querem criar e inovar.

4- Um toc na cuca, de Roger Von Oech

A obra mostra quais são os principais bloqueios que limitam o pensamento criativo. O autor ensina que o caminho para a inovação está em encarar as coisas de uma maneira diferente, descondicionando sua forma de pensar.

5- Creative Confidence, de Tom Kelley e David Kelley

A obra, escrita pelos irmãos Kelley, fala sobre como desencadear a criatividade que existe em cada um de nós. Os autores, dois dos principais especialistas em inovação, design e criatividade no planeta, mostram que todos nós somos criativos. Em uma narrativa divertida e inspiradora, que se baseia em inúmeras histórias de seus trabalhos em algumas das principais empresas do mundo, David e Tom Kelley identificam as estratégias que nos permitirão explorar nosso potencial criativo no trabalho e em nossas vidas pessoais.

6- Thinkertoys: A Handbook of Creative-Thinking Techniques, de Michael Michalko

O especialista em criatividade Michael Michalko revela ferramentas que ajudarão o leitor a pensar como um gênio. Do raciocínio linear ao intuitivo, o livro detalha técnicas de pensamento criativo para resolver problemas de maneiras não convencionais.

Através de exercícios divertidos e provocadores, ensina a criar ideias originais que irão melhorar a vida pessoal e comercial. Com centenas de dicas, truques, contos e quebra-cabeças, o livro ajuda a abrir a mente para um mundo de soluções inovadoras para problemas cotidianos e não tão cotidianos.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA