As melhores ferramentas gratuitas para criar um ebook

Design

As melhores ferramentas gratuitas para criar um ebook

Smartalk
Escrito por Smartalk em 4 de agosto de 2015
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualmente, no Brasil, grande parte da população economicamente ativa possui um smartphone ou um tablet. Praticamente todos utilizam esses gadgets para executar diversas funções, seja para o lazer seja para o trabalho.

Portanto, é impossível pensar em algum tipo de informação que não passe por esses aparelhos. As empresas, os bancos, os empreendedores e as startups hoje já sabem que, se não tiverem mídias para celulares e tablets, estão fadadas à obsolescência.

Já pensou em alguma forma de utilizá-las para dar um “boom” em seu empreendimento? Iremos sugerir uma: e-books. Confira algumas ferramentas para criar e-books com eficiência!

Por que e-books auxiliam um empreendimento

Inicialmente, os e-books eram vistos com certa desconfiança e preconceito, uma vez que alguns, erroneamente, profetizaram que seria impossível uma transição do livro físico para o livro eletrônico. “As pessoas não se acostumarão”, eles diziam. Com certo fetichismo, falavam, ainda, que o abandono do livro físico representaria uma decadência cultural.

No entanto, não é isso que tem sido visto. Os livros eletrônicos movimentam grande parte do mercado, dando excelentes margens de lucro, enquanto diminuem, ainda, o gasto de papel.

Além disso, os e-books estão, cada vez mais, democratizando a leitura, trazendo a possibilidade de que as pessoas não precisem, por exemplo, carregar um peso extra para ler, pois está tudo ali no tablet ou smartphone. Assim, elas se tornam mais propícias a ler em uma sala de espera, no trajeto da casa para o trabalho e na pausa para o almoço.

As melhores ferramentas

Você, que está iniciando um empreendimento ou uma startup, pode se beneficiar com isso, utilizando os e-books para apresentar sua carta de produtos, para convidar e atrair investidores (você pode fazer um e-book com as dicas que demos no nosso artigo de como atrair investidores), educar consumidores, promover capacitação e treinamento dos funcionários. As possibilidades são inúmeras!

Em outro post, nós já ensinamos os 6 passos para criar um e-book de sucesso. Agora, apresentaremos algumas ferramentas que podem ser utilizadas para criar e-books:

1- Livros Digitais

Uma plataforma online gratuita para criar livros digitais, desenvolvida pelo Instituto Paramitas. A Livros Digitais tem a vantagem de não necessitar da instalação de nenhum programa em seu computador, estando disponível após um rápido cadastro no site. Mesmo assim, é uma plataforma rica, com diversas ferramentas para criar o layout do livro, podendo o usuário personalizar a capa e o design das páginas livremente!

Isso tudo é feito de forma intuitiva, pois os desenvolvedores da “Livros Digitais” escolheram uma interface limpa, que pode ser utilizada por leigos em edição de livros. O usuário poderá, ainda, escolher o formato (o output) do arquivo do livro: é possível optar entre arquivo de web (no qual o livro fica salvo em um endereço online, cujo link pode ser compartilhado), em HTML (para utilizar com navegadores e leitores de HTML on-line e off-line) e em .pdf (de longe, o formato de leitor de texto mais utilizado atualmente, permitindo impressão e compartilhamentos de diversas formas, como o e-mail).

2- Papyrus

Esta é também uma plataforma online com versão em português. Ela oferece diversos layouts pré-definidos, ideais para quem não deseja utilizar muito tempo em detalhes de design, por exemplo, ou, então, para iniciantes! Além disso, o usuário poderá personalizar seu livro ao inserir imagens e links.

Uma das ferramentas mais interessantes desse site é a possibilidade de se importar o conteúdo online de uma página da web, como textos e imagens, para o e-book por meio de um link URL. Assim, pode-se utilizar postagens já feitas em blogs e sites do empreendimento (você se lembra do nosso post sobre como fazer um blog profissional de sucesso?).

Como grande vantagem, a Papyrus converte seu conteúdo em diversos formatos, como .epub, .pdf e kindle. Ela pode ser utilizada após cadastro, gratuitamente.

3- My ebook maker

Esta ferramenta é um pouco diferente das anteriores, porém também é gratuita. No My ebook maker, a obra não fica disponível online, ela deve ser baixada e compartilhada pelo próprio usuário.

Além disso, ela só disponibiliza o formato .epub como output, o que não é exatamente um problema, uma vez que esse é o mais utilizado por leitores de livros digitais. A vantagem é a sua interface, que é muito semelhante aos editores de textos utilizados atualmente, como o Microsoft Word.

Como pôde ser visto, criar um e-book não é complicado e pode ter diversos benefícios. Muitas vezes, o mais simples é capaz de oferecer diversos benefícios. Abandone o preconceito com os livros digitais e veja como eles podem ser uma ferramenta essencial para o sucesso da sua startup.

Quer mais dicas para fazer a sua startup dar certo? Veja os artigos do nosso blog e compartilhe as suas dúvidas com a gente!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA