O que são infográficos e porque são eficientes

Conteúdo

O que são infográficos e porque são eficientes

Smartalk
Escrito por Smartalk em 7 de Maio de 2015
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os seres humanos são criaturas visuais. A maioria das pessoas processa informações com base, principalmente, no que veem. As mídias sociais e a popularização da internet criaram o desejo mais intenso de compartilhar o que aprendemos e a gerar um novo hábito: muita gente gosta de compartilhar ideias, especialmente quando há um vídeo, uma fotografia ou um desenho junto de sua publicação.

É claro que coisas escritas continuam a ser bastante compartilhadas e lidas. Mas são as fotos, os quadros atraentes e os vídeos que fazem as redes pegarem fogo.Nesse conjunto de alto impacto visual e de atração, os infográficos se tornaram um dos recursos mais conhecidos e bem aceitos para divulgar as suas ideias. Inclusive os produtos e os serviços novos.

Sabe o que são infográficos e por que eles são eficientes? Descubra no nosso artigo de hoje!

O que é um infográfico

Infográficos significam, basicamente, representações visuais organizadas de informações. Esses recursos, há muito tempo, já são usados em jornais e revistas como forma de apoio ao texto principal, facilitando o entendimento dos pontos mais relevantes do conteúdo pelos leitores, de maneira ilustrada. Assim, os infográficos incentivam a interação entre as pessoas e amplia o engajamento.

Por que eles dão mais certo do que vários outros recursos? Continue a leitura e fique por dentro de algumas características favoráveis dessa ferramenta.

Períodos curtos de atenção

Com a agitação constante da vida moderna, as pessoas têm períodos curtos de atenção. Isso é demonstrado pelo fato de que a maioria das pessoas irá decidir deixar um site ou continuar a navegação logo nos primeiros 2 a 4 segundos em que veem a página. Com muito pouco tempo para convencer as pessoas a ficarem com você, os infográficos são uma fora eficaz de chamar a atenção de seus visitantes.

Sobrecarga de informação

Com a informação do mundo, atualmente, dobrando a cada dois anos, é de surpreender como as pessoas experimentam a sobrecarga de informações. Com smartphones, tablets e a quase onipresença da internet, as pessoas recebem, analisam, compartilham e criam novas notícias e interações constantemente.

Devido a essa sobrecarga, você precisa chamar a atenção das pessoas de maneira convincente. Infográficos bem-feitos podem afastar, por alguns momentos, os ruídos do dia a dia.

Fáceis de entender

A capacidade humana de interpretar rapidamente a informação em figuras é muito maior do que nas palavras escritas. Os infográficos são uma ótima maneira de tornar a informação complexa em algo mais simplificado e fácil de absorver.

Assim, o compartilhamento de gráficos e de visualizações de dados interessantes acaba sendo também uma moeda social. Pois, as pessoas ganham em status quando passam adiante para os seus amigos algo que é interessante de se ler.

Poder de retenção

As pessoas têm as taxas de retenção horríveis para as informações que leem. Normalmente, não chegam a deter na memória nem 20% de suas leituras. Mas as informações visuais oferecem um maior impacto e um maior poder de retenção do que as escritas. As palavras e as frases em sequência levam mais tempo e mais energia para serem digeridas.

Envolvimento

Com um grande volume de novos conteúdos, tanto na internet quanto em diversos canais de divulgação, as pessoas estão inundadas de informações. A criação de algo que é visualmente atrativo pode fazer com que as pessoas fiquem mais propensas a parar para ler e entender o que você tem para oferecer!

Já usa infográficos nas suas campanhas digitais? Como têm sido as suas experiências?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA