O sucesso por trás da maior plataforma de vídeo: Youtube

Conteúdo

O sucesso por trás da maior plataforma de vídeo: Youtube

Smartalk
Escrito por Smartalk em 14 de maio de 2020
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É difícil falarmos em plataforma de vídeo sem um nome vir imediatamente à nossa cabeça. Você pode até conhecer alguns sites, mas com certeza o gigante Youtube reluz na sua mente, não é mesmo?

A companhia tem apenas 14 aninhos e conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos todo mês, de acordo com a Omnicore. E não para por aí.

São mais de 5 bilhões de vídeos, 300 mil assinantes, 500 horas de novos vídeos por minuto. 30 milhões de usuários ativos diariamente e uma média de 40 minutos de consumo de conteúdo diário por pessoa. Ô loco, meu!

Hoje, a rede vai muito além de uma plataforma de vídeo. O Youtube também é considerado a segunda maior plataforma de busca do mundo – só fica atrás do próprio Google!

Em 2006, ainda foi eleita a melhor invenção do ano pela revista norte-americana Time. Na época, foi reconhecida por “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista”.

É muita conquista, para tão pouco tempo. Talvez você até tenha acompanhado parte dessa história de perto, mas estamos aqui para esclarecer os bastidores dessa trajetória de sucesso.

Ficou interessado? Siga nos acompanhando!

Você conhece a história do Youtube?

Com dados tão poderosos e um grande volume de pessoas impactadas, essa plataforma de vídeo conseguiu inovar o mercado audiovisual e se posicionar de uma forma nunca vista. 

E como é que tudo começou?

Youtube: a origem

Parece até nome de filme de X-Men, não é? E é quase isso! Afinal, a plataforma social conseguiu nos salvar da dificuldade de achar vídeos online.

Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen, os fundadores, eram antigos funcionários do Paypal e, conversa vai, conversa vem, perceberam que não havia nenhum local para compartilhar vídeos na internet.

E sabe qual foi uma das grandes motivações, que Karim revelou anos depois? A performance de Janet Jackson no Super Bowl. Todo mundo só falava disso, mas era praticamente impossível conseguir assistir à apresentação novamente.

Com a ideia em mente, eles receberam um investimento de 11,5 milhões de dólares, da Sequoia Capital. Dinheiro em mãos e, em cima de uma pizzaria na Califórnia, o domínio youtube.com foi registrado.

Era 14 de fevereiro de 2005. Contudo, somente em abril, é que o primeiro vídeo da história da plataforma de vídeo seria upado: o “Me at the Zoo”.

São 19 segundos de duração que anunciariam as milhares de horas de conteúdo que estava por vir. E, se você quiser ver a carinha de um Chad Hurley novinho, saiba que é ele quem foi filmado na icônica visita ao zoológico.

À esta altura, já somos capazes de perceber como o sucesso da rede foi algo construído e planejado. Registrada em fevereiro, com o primeiro vídeo apenas em abril, o lançamento oficial foi somente em dezembro de 2005.

Mas nem tudo são flores…

Um maluco – nem tão maluco – no pedaço

Apesar dos mais de 65 mil vídeos disponíveis, o Youtube ainda não apresentava nenhuma fonte de renda. Como se esse já não fosse um problemão, a rede já começava a colecionar processos por infringir direitos autorais.

Mesmo com sua média de 20 milhões de visitantes todo mês, de acordo com a Nielsen, não era difícil prever que, se nada fosse feito, a crise e a falência da rede eram certas.

Foi aí que um maluco – nem tão maluco – entrou no pedaço. A Google já estava investindo em uma concorrência para o Youtube: o Google Vídeos. Entretanto, era inegável que a plataforma dos meninos do Paypal saía na frente.

Por isso, mesmo tão jovem e já esbarrando em problemas jurídicos, o Youtube apareceu como uma boa opção de investimento para o maior buscador do mundo.

Em 2006, menos de um ano após a estreia oficial, ele foi adquirido por uma bagatela de 1,65 bilhões de dólares. Naquela época, era essa a segunda maior aquisição que a Google havia feito até então.

Daí para frente, se o Youtube já tinha a estrutura de um avião, agora ele estava prestes a decolar de vez. Para comprovar isso, hoje o site é avaliado em mais de 100 bilhões de dólares.

E qual é o segredo desse sucesso todo?

O segredo do êxito da maior plataforma de vídeo do mundo

Para entender o primeiro grande segredo, é só observar o quanto somos dependentes dessa mídia social. Para quem consome vídeos online, o Youtube tornou-se uma ferramenta indispensável.

Aliás, 99% de quem assiste vídeos na internet utiliza o Youtube, de acordo com o ThinkGoogle.

Outro segredo é a constante busca pela inovação. A plataforma de vídeo, que já nasceu pioneira no segmento, sempre está em busca de novas parcerias, formatos e usabilidades para a rede.

Em 2007, conseguiram trazer o primeiro debate presidencial para o site.

Em 2008, a plataforma de vídeo fechou acordos com a MGM, Lions Gate Entertainment e CBS. Agora elas poderiam postar filmes completos e episódios da TV na mídia social.

Em 2009, já era possível postar vídeos inteiros em HD.

Em 2010, era possível fazer anúncios na plataforma de vídeo.

O tempo passou e o site se estabeleceu para além de um canal de entretenimento, ressignificando a forma de produzir e consumir conteúdo. De vlogs a debates presidenciais, hoje o Youtube é muito mais do que uma mera plataforma de vídeo.

Seu sucesso e alcance são tão fenomenais, que ele é utilizado como plataforma de aprendizagem, de marketing e de publicidade.

De um lado, temos milhares de empresas que investem boa parte do orçamento em vídeo marketing e outras campanhas publicitárias. De outro, milhares de pessoas que agora se intitulam youtubers e fazem disso uma profissão.

Quase dez anos depois, o Youtube pode ser o que faltava para sua estratégia de marketing, como veremos a seguir.

Como usar o YouTube a favor da sua estratégia de marketing

Não é novidade que os vídeos têm tomado conta do mercado. Ainda de acordo com o ThinkGoogle, 86% de todos os entrevistados da pesquisa assistem vídeos na web, sendo 99% diretamente no Youtube.

São números expressivos e está na hora de usá-los a seu favor, não acha?

Em geral, a estratégia de marketing para ao Youtube deve levar em conta as peculiaridades dessa plataforma de vídeo. Que linguagem devo usar? Qual será meu público? Como dar visibilidade ao meu canal? Como melhorar a performance dos meus vídeos?

Se ela for bem pensada, você poderá contar com as grandes vantagens da rede, como veremos a seguir.

Por que utilizar o Youtube é tão vantajoso?

A maior vantagem é o alcance que essa plataforma de vídeo tem. São mais de 2 bilhões de usuários todo mês. Imagina poder estar disponível para toda essa gente? E melhor ainda, gratuitamente?

Outra grande vantagem é o fato do vídeo, por si só, ser um recurso impactante. O audiovisual estimula os sentidos da audiência e promovem maior reconhecimento da marca. É só lembrar dos comerciais da TV. É comum lembrarmos de propagandas icônicas, não é mesmo?

Por fim, o Youtube permite o compartilhamento de materiais mais didáticos. Caso esteja lançando algum produto, por exemplo, você pode utilizar a plataforma para explicar melhor o seu uso e funcionalidades.

E como implementar a estratégia de marketing na prática?

Seja no Youtube ou em qualquer outra mídia, a palavra-chave é relevância. Crie conteúdos que impactarão de fato sua audiência.

Se, por um lado, é vantagem que a rede disponibilize horas e horas de conteúdo, por outro, você deverá trabalhar para se destacar em meio a tanto vídeo. E, que melhor maneira, do que sendo relevante para os espectadores?

Outra estratégia é a de promover a interação com seu vídeo. Estimule curtidas, inscrições no canal, crie um título chamativo e uma boa capa. Mas, lembre-se: isso tudo é importante, mas a qualidade do conteúdo é primordial!

Por fim, promova a integração do seu material e do seu canal com suas outras redes sociais. Você pode disponibilizar links, ou até mesmo deixar o vídeo disponível na página do seu website.

Seja qual for o tema do seu canal, pode ter certeza que essas dicas te ajudarão a dar um up na sua estratégia de marketing.

Assim, como o Youtube, pense sempre em maneiras de se atualizar, reinventar e se aprimorar no mercado. Vimos como uma ideia entre amigos foi capaz de transformar o mercado audiovisual, o de consumo e o de publicidade e propaganda.

Gostou do nosso material sobre a maior plataforma de vídeo do mundo?

Assine nossa newsletter para receber o melhor do universo digital!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA