7 personagens da TV para te inspirar a ser um bom orador

Performance

7 personagens da TV para te inspirar a ser um bom orador

Smartalk
Escrito por Smartalk em 20 de setembro de 2017
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A postura adotada por um orador pode atrapalhar ou ajudar na exposição perante o público. Um palestrante deve envolver o auditório, ser imponente, preciso, aguçar a curiosidade e o interesse do público. Caso contrário, a mensagem não será repassada e os resultados esperados não serão atingidos.

E tem gente que parece ter nascido para isso, não é?

Recorremos a algumas das mais famosas séries TV dos últimos tempos para buscar boas inspirações para seu discurso. 

Saiba como esses grandes nomes do cinema poderão te ajudar a ser um orador de primeira. 

Commander Fred Waterford – Handmaid’s Tale

Baseada na obra “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood, a série é uma distopia, ou seja, fala de um futuro não muito distante em que se instaurou o caos no mundo.

Nele, chegou-se ao caos justamente pelo poder dos homens, inclusive, no que diz respeito à oratória. Perspicazes e com o dom da palavra, todos eles se tornam comandantes.

Commander Fred é o protagonista. Antes mesmo que a quebra com a sociedade que conhecemos hoje ocorresse, ele chegou a convencer a própria esposa de que a mudança seria o melhor caminho.

Seu poder de persuasão se deve a uma postura sempre impecável, olhar nos olhos e firmeza no que diz. Foi assim que ele ajudou a construir o novo mundo e essa é também uma boa forma de conquistar seu público. Sem, no entanto, ferir questões éticas e de caráter, é claro.

Frank Underwood – House of Cards

Ok, ele não é exatamente um exemplo a ser seguido, mas no que se refere à ser um bom orador, o personagem de Kevin Spacey mostra que não tem pra ninguém.

Ele consegue ser persuasivo como poucos, com uma oratória com tom firme, olhar duro e um jeito calculado de parecer natural. Ele também segue uma dica que nós, aqui da Smartalk, sempre damos para quem quer ter sucesso ao falar em público: começa com uma frase impactante.

“Por muito tempo, nós em Washington, temos mentido para você. Nós dizemos que estamos aqui para servi-lo, quando, de fato, estamos servindo a nós mesmos. E por quê? Porque somos guiados por nossos próprios desejos de ser reeleitos. “Isto termina esta noite. Nesta noite, eu te dou a verdade”, disse ao abrir um belo exemplo de apresentação de impacto em cadeia nacional.

Iniciar com frases de impacto é uma boa estratégia para para prender a atenção dos espectadores e uma ótima dica a ser seguida.

Regina Mills — Once Upon a Time

Inicialmente, você pode achar o seriado um pouco bobo, já que o enredo da história é baseado em uma junção de contos de fada (sim, todos os contos estão em uma só história, seguindo uma ordem cronológica incrível).

Mas essa dica não falha! Em Once Upon a Time, a personagem interpretada pela atriz Lana Parrilla é a Rainha Má. Mas Regina não é uma simples vilã.

Dona de discursos perfeitos, ela faz questão de manter os olhos fixos em seu público enquanto fala, sendo precisa em cada frase pronunciada.

Sua postura ereta e troque olhares com seu público transmitem segurança. Lembre-se: não abaixe a cabeça, pois isso é sinal de falta de confiança.

Raymond “Red” Reddigton — The Blacklist

Raymond se tornou o “Concierge do Crime”, justamente por impor as suas condições de maneira convincente, mesmo que a sua atual posição não seja a mais favorável, já que ele foi um dos criminosos mais procurados do FBI.

Por isso, uma boa palestra é tudo! Possuir a habilidade de argumentação em situações adversas é imprescindível para atingir novos mercados utilizando a apresentação.

Sua fala está regada com informações necessárias para não gerar dúvidas? House tem muito a ensinar. O protagonista da famosa série médica norte-americana tem um perfil anti-social, é irônico e desconfiado.

Porém, conquista por ter um belo domínio do que fala. Além de transmitir conteúdo (quase) exclusivo e sempre de grande relevância, devido a seu profundo conhecimento do que fala.

Além disso, ele jamais acredita em tudo que escuta e escolhe os melhores médicos para fazer parte de sua equipe. Fica a dica: seja desconfiado e detalhista como ele e trabalhe sempre com a melhor equipe.

Don Draper — Mad Men

Mad Men se passa em uma agência de publicidade de Nova Iorque, nos anos 1960. A série retrata a vida pessoal e profissional de pessoas dessa área, bem como as mudanças sociais que ocorreram nos Estados Unidos na época.

Exemplo de bom orador, o protagonista Don Draper conquista as principais contas da empresa aonde atua, a cada reunião com os clientes. Ele sai à frente em concorrências, discursa com segurança diante de colegas da empresa e conquista a todos com sua postura e elegância – pessoal e profissionalmente.

Draper aposta sempre na importância da autenticidade de uma história a ser contada. Além disso, investe em seriedade e um estilo, demonstrando o cuidado visual, assim como o Don Draper. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica!

Donald Cragen — Law & Order

Quem não gostaria de trabalhar ao lado de alguém que ama o que faz? Líderes natos conseguem envolver todos ao seu redor com a energia contagiante que possuem ao realizar o seu trabalho. Esta é a característica marcante do personagem Donald Cragen, chefe do departamento de investigações de Nova York.

Demonstre para a sua equipe o quanto é importante alcançar as metas de maneira determinada, porém saudável. Liderar não é mandar, mas instigar a capacidade de cada colaborador para que todos caminhem na mesma direção. Se todos de uma empresa “falam a mesma língua”, as informações repassadas ao longo de uma apresentação serão, com certeza, reafirmadas com o passar do tempo.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA