Um pequeno grande detalhe na hora de montar uma apresentação: a escolha da fonte. Ela pode ser determinante para o sucesso do seu trabalho durante uma reunião com os seus superiores, com a sua equipe ou com os seus clientes.
Acredita que é importante a fonte escolhida ser legível, adequada ao que está sendo apresentado, de forma a não comprometer o seu conteúdo? Confira como escolhê-la no nosso artigo abaixo!
Legibilidade é o principal fator na escolha
Na hora de escolher a fonte que será usada na sua apresentação, o primeiro ponto que deve ser levado em consideração é a legibilidade. Afinal, o seu principal objetivo é que as pessoas consigam ler o que está escrito.
De forma geral, o tamanho mais adequado para os títulos dos slides varia de 20 a 25 pontos, nunca menor do que isso. No caso de textos corridos, é importante optar por um tamanho que varie de 16 a 18 pontos.
Leve em consideração, ainda, o local em que a sua apresentação será realizada. Quanto maior o espaço, maior deve ser o tamanho da fonte! Assim, você garante que todos os presentes consigam ler o texto. Um auditório grande, com capacidade para mais de 200 pessoas, requer uma fonte de tamanho mínimo 18 no texto corrido.
Ainda levando em consideração a questão da legibilidade, é importante, independentemente da fonte escolhida, não colocar muito texto nos slides. Coloque apenas os highlights para deixar a sua apresentação objetiva e visualmente atraente.
Fontes de sistema são as mais seguras
Ao escolher as fontes que irá utilizar na sua apresentação, o mais indicado é dar preferência às chamadas fontes de sistema, modelo padrão que acompanha o sistema operacional Windows, da Microsoft, disponível em grande parte dos computadores. Essa é a opção mais segura, principalmente se você for fazer a apresentação em um computador que não for o seu.
Como estão disponíveis em qualquer máquina, essas fontes garantem que a formatação da sua apresentação será exatamente como imaginou, independentemente do computador utilizado. Muitas vezes, as pessoas caem no erro de escolher uma fonte específica para o trabalho, mas ao rodar a apresentação em uma máquina diferente, que não conta com a fonte escolhida, o sistema a substitui automaticamente por outra. Isso acarreta em perda de formatação e em um aspecto visual bagunçado, dificultando o entendimento do conteúdo.
Como escolher as fontes
Entre as fontes de sistema que estão disponíveis no mercado, Helvetica e Arial costumam ser as campeãs nas apresentações, pelo seu aspecto clean e por favorecerem a leitura. Quem deseja surpreender a audiência pode optar pelas fontes Century Gothic e Trebuchet que, apesar de serem do sistema, fogem do lugar comum.
Para apresentações profissionais que exigem um tom mais formal, Felix Titling e Copperlate Gothic são boas opções, por terem um formato mais reto e mais angular, passando a ideia de assertividade. O texto pode ser um elemento visual determinante para o sucesso de uma apresentação!
Na hora de montar o seu trabalho, reserve um tempo para escolher qual será a fonte utilizada. Considere o sentimento que deseja despertar no seu público e escolha uma fonte que fortaleça a mensagem que você quer passar.