Qual fonte usar na minha apresentação?

Design

Qual fonte usar na minha apresentação?

Smartalk
Escrito por Smartalk em 24 de fevereiro de 2015
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um pequeno grande detalhe na hora de montar uma apresentação: a escolha da fonte. Ela pode ser determinante para o sucesso do seu trabalho durante uma reunião com os seus superiores, com a sua equipe ou com os seus clientes.

Acredita que é importante a fonte escolhida ser legível, adequada ao que está sendo apresentado, de forma a não comprometer o seu conteúdo? Confira como escolhê-la no nosso artigo abaixo!

Legibilidade é o principal fator na escolha

Na hora de escolher a fonte que será usada na sua apresentação, o primeiro ponto que deve ser levado em consideração é a legibilidade. Afinal, o seu principal objetivo é que as pessoas consigam ler o que está escrito.

De forma geral, o tamanho mais adequado para os títulos dos slides varia de 20 a 25 pontos, nunca menor do que isso. No caso de textos corridos, é importante optar por um tamanho que varie de 16 a 18 pontos.

Leve em consideração, ainda, o local em que a sua apresentação será realizada. Quanto maior o espaço, maior deve ser o tamanho da fonte! Assim, você garante que todos os presentes consigam ler o texto. Um auditório grande, com capacidade para mais de 200 pessoas, requer uma fonte de tamanho mínimo 18 no texto corrido.

Ainda levando em consideração a questão da legibilidade, é importante, independentemente da fonte escolhida, não colocar muito texto nos slides. Coloque apenas os highlights para deixar a sua apresentação objetiva e visualmente atraente.

Fontes de sistema são as mais seguras

Ao escolher as fontes que irá utilizar na sua apresentação, o mais indicado é dar preferência às chamadas fontes de sistema, modelo padrão que acompanha o sistema operacional Windows, da Microsoft, disponível em grande parte dos computadores. Essa é a opção mais segura, principalmente se você for fazer a apresentação em um computador que não for o seu.

Como estão disponíveis em qualquer máquina, essas fontes garantem que a formatação da sua apresentação será exatamente como imaginou, independentemente do computador utilizado. Muitas vezes, as pessoas caem no erro de escolher uma fonte específica para o trabalho, mas ao rodar a apresentação em uma máquina diferente, que não conta com a fonte escolhida, o sistema a substitui automaticamente por outra. Isso acarreta em perda de formatação e em um aspecto visual bagunçado, dificultando o entendimento do conteúdo.

Como escolher as fontes

Entre as fontes de sistema que estão disponíveis no mercado, Helvetica e Arial costumam ser as campeãs nas apresentações, pelo seu aspecto clean e por favorecerem a leitura. Quem deseja surpreender a audiência pode optar pelas fontes Century Gothic e Trebuchet que, apesar de serem do sistema, fogem do lugar comum.

Para apresentações profissionais que exigem um tom mais formal, Felix Titling e Copperlate Gothic são boas opções, por terem um formato mais reto e mais angular, passando a ideia de assertividade. O texto pode ser um elemento visual determinante para o sucesso de uma apresentação!

Na hora de montar o seu trabalho, reserve um tempo para escolher qual será a fonte utilizada. Considere o sentimento que deseja despertar no seu público e escolha uma fonte que fortaleça a mensagem que você quer passar.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA