Quer fazer um roteiro para a sua apresentação? Então não perca nossas dicas!

Conteúdo

Quer fazer um roteiro para a sua apresentação? Então não perca nossas dicas!

Smartalk
Escrito por Smartalk em 12 de dezembro de 2014
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma ótima apresentação precisa cativar a audiência, prender sua atenção, e ao mesmo tempo passar bem as mensagens que o palestrante ou orador quer transmitir. Mas para se conseguir isso é preciso uma boa dose de observação e de planejamento, porque não se pode elaborar a apresentação sem antes saber de alguns fatores e criar um bom roteiro para ser seguido. Que tal ver algumas dicas que serviriam como um passo a passo para você fazer um percurso para sua exposição diante de uma plateia?

Primeiramente defina quem é seu público

Antes mesmo de começar a compor o roteiro, algumas percepções devem ser absorvidas com bastante cuidado por você. Fazer um bom diagnóstico de quem é sua audiência pode ser um ponto crítico para fazer uma boa apresentação. Tente determinar não só a idade, o sexo, nível de conhecimento que têm sobre o que vai ser exposto e grau provável de interesse, mas pense também nas demandas envolvidas. Ainda que venha a tratar de um assunto equivalente, uma palestra motivacional para uma empresa, cujos funcionários estejam passando por obstáculos e sendo muito cobrados, será completamente diferente de uma apresentação para um público adolescente em escola.

Veja o local e o tempo disponível para apresentação

O contexto onde vai ser apresentado o conteúdo que você vai preparar também é importante, e você deve adaptar sua mensagem aos equipamentos e ao período que terá para expor. Veja de antemão a tecnologia que terá à disposição, se poderá usar projetor de slides, microfone e computador, por exemplo, a fim de que não prepare algo que não poderá ser usado. Observe se há restrições de tempo, para que você aborde todos os tópicos principais antes de que seu momento no tablado termine.

Trace um objetivo para sua apresentação

Ao fazer uma apresentação, há sempre um objetivo a ser alcançado. Decida qual é seu objetivo e construa o roteiro com isso em mente. Você deve considerar o que deseja que o público saia de sua apresentação a pensar ou refletir.

Defina a mensagem principal e as de apoio

A mensagem principal decorre do objetivo que você pretende, e será centrada nos benefícios de um produto ou serviço, na implementação de uma ideia nova, em uma história institucional ou o que quer que tenha motivado o evento. Depois de escrever no roteiro qual será o recado mais relevante de sua apresentação, poderá demarcar as mensagens secundárias que servem de argumentação ou suporte para a mensagem principal. Aquilo que não reforça a mensagem principal pode ser banido do roteiro.

Crie um slogan ou frases sínteses

Se a sua apresentação tiver um slogan ou frase de impacto, a qual seja repetida em momentos determinados, ela vai ficar ecoando nas cabeças de seus expectadores, depois de terminado o evento. A ideia é formar uma ou mais frases simples e abreviadas, que resumam as ideias por trás da mensagem principal.

Estruture o conteúdo em uma sequência lógica

Na fase de desenvolvimento do roteiro, a finalidade é criar uma sequência lógica de ideias que levará a uma conclusão que seja coerente, que faça sentido ao que se pretende impulsionar na plateia. Além disso, o fluxo de slides e frases articuladas precisa ser interessante, de forma que prenda a atenção das pessoas. Um conteúdo caótico e desorganizado terá bem menos chance de fazer isso acontecer. Escolha sabiamente o conteúdo a incluir na sua apresentação e como aproveitá-lo.

Além de cumprir bem o roteiro planejado, o bom palestrante ou orador deve usar o tom certo na hora de falar, em linguagem adequada para sua audiência e de acordo com seu próprio perfil de discursador. Clichês devem ser evitados, de modo que o foco seja passar a mensagem da forma mais clara possível, usando as palavras mais adaptadas para o assunto e o objetivo que você escolheu. E com um roteiro planejado, todas essas coisas ficam mais fáceis de fazer. Você monta roteiros antes de suas apresentações?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA