5 roteiros de cinema para inspirar suas apresentações

Conteúdo

5 roteiros de cinema para inspirar suas apresentações

Smartalk
Escrito por Smartalk em 17 de janeiro de 2018
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O cinema é uma arte premiada, não à toa. Bons roteiros de cinema, grandes investimentos, salários milionários levam públicos enormes a salas pelo mundo todo.

E queremos falar, justamente, sobre um dos fatores de sucesso da sétima arte. Os roteiros de cinema têm muito a ensinar sobre apresentações. Eles são boas inspirações para falas mais coesas e até para observar a performance.

5 roteiros de cinema inspiradores 

Em ritmo de fuga (Baby driver)

O longa, que foi um dos sucessos de 2017, foi totalmente estruturado criando relações com a trilha sonora. No filme, a cada momento marcante, romântico ou de grande importância para a história, uma trilha relacionada surge.

Na construção de um discurso, assim como no filme, o roteiro faz analogias e cita boas referências. Esse tipo de referência em roteiro de cinema funciona também para valorizar a palestra, além de tornar o apresentador mais interessante!

Saber usar os fatores externos a favor de seu diálogo valoriza o discurso, ajuda na memorização e ainda deixa sua palestra com um tom mais moderno e plural.

It: A coisa

O longa é uma releitura do clássico de 1990. Para os discursos podemos aprender muito! O fato de se tratar de uma nova leitura lembra que é preciso rever o que já foi feito. E isso não é só para roteiros de cinema, também uma apresentação precisa de revisões.

Revisões têm conexão forte com atualizações. Assim como no filme, nas suas apresentações, algumas modificações vão ser obrigatórias. Saber atualizar sua apresentação é uma arte e é necessário disposição e interesse, com resultados que sempre são positivos.

A Cabana

O longa tem um fio condutor muito bem estruturado. Um bom discurso também deve ser. Somos conduzidos ao desfecho de forma sutil. Palestras de sucesso devem usar desse artifício.

Saber estruturar a fala e montar uma linha de raciocínio. Isso faz com que o ouvinte consiga entender cada passo da trajetória do que assiste.

E o palestrante é o guia da história contada. Ele precisa saber por qual caminho irá conduzir e, por isso, um roteiro alinhado é fundamental.

Mulher-Maravilha

O filme ensina muito sobre a construção de imagem durante uma explanação.

Assim como em roteiros de cinema, é preciso estabelecer claramente o “quem” está falando.

Os diferenciais, os locais e as possibilidades que foram sendo transformadas, para estabelecer um contraponto sobre personalidade, caráter, características e poder do personagem principal antes e depois da aventura.

A narração que deseja introduzir uma pessoa que venceu desafios deve conter elementos semelhantes aos do filme. É preciso ficar evidente o que está sendo exposto, as mudanças e a força necessária para fazer com que elas ocorram.

Extraordinário

Como alguns dos melhores roteiros de cinema, o do filme foi baseado em um livro homônimo. Nas telonas ou no best seller, a história emociona.

O ato de se emocionar surge quando o telespectador cria identificação com os personagens e enredo. Também em uma apresentação, pode ser eficaz criar um ponto de interseção entre a história contada e a realidade dos ouvintes.

Criar identificação faz com que o espectador se enxergue na situação e entenda mais facilmente dilemas, soluções e limitações.

Lembre-se que, independentemente de qual é o seu gênero preferido, filmes são uma boa fonte de inspiração! Use roteiros de cinema  como exemplos nas construções de seus textos e apresentações. 

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA