Sua timidez atrapalha no trabalho? Saiba como vencê-la

Performance

Sua timidez atrapalha no trabalho? Saiba como vencê-la

Smartalk
Escrito por Smartalk em 13 de novembro de 2017
FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sofre por sua timidez no trabalho? Saber se comunicar passou a ser um dos requisitos básicos para quem lida com pessoas no trabalho – e é o que acontece na maioria das profissões. Porém, muitos não têm a mesma facilidade que outros de se relacionar e isso acaba prejudicando a carreira e os negócios.

Ações que são comuns em um ambiente de trabalho como vender o seu produto ou ideia, apresentar uma proposta para o chefe, apresentar um projeto para a equipe, reivindicar os seus direitos trabalhistas, participar de ações coletivas e até mesmo de eventos da empresa, são considerados grandes desafios para o profissional tímido. Isso torna o processo mais difícil e nada prazeroso, refletindo consequentemente nos resultados.

Eu já vivi algumas situações em que a timidez no trabalho me atrapalhou. Hoje posso dizer que sou menos tímida do que alguns anos atrás. Mas isso não aconteceu automaticamente e sim com esforço. Abaixo separei 7 dicas para você que também quer e precisa acabar com a timidez no trabalho:

1. Saia da sua zona de conforto

Nada melhor para vencer a timidez no trabalho do que se livrar de todos os seus hábitos (ou escudos) de acomodação.

Você tem o costume almoçar sozinho ou só conversar com as mesmas pessoas durante o expediente? Então, tente mudar esse cenário convidando sempre uma nova pessoa para ir almoçar com vocês e puxando assunto com outros colegas de trabalho.

Se desafie! Fazer coisas que você sempre teve resistência em fazer, quebrar algumas verdades que você mesmo criou e ser mais proativo podem ser o suficiente para nocautear a vergonha.

2. Não tenha medo de julgamentos

Não tema o que as pessoas irão pensar ou falar de você. Nem sempre elas estarão te julgando. E mesmo que estejam, o que você ganha ao se preocupar? Rugas!

Exercite esse pensamento e seu trabalho em equipe será mais saudável e assertivo.

3. Cultive amizades

Procure fazer amizade com os seus colegas de trabalho. Intereja na hora do almoço, vá a eventos e atividades fora da empresa, como churrascos, bares, etc. Converse, pergunte, ouça, dê a sua opinião e seja você!

Dessa forma, é muito mais fácil lidar com todos no dia a dia e a timidez no trabalho vai sendo deixada de lado sem você ao menos perceber.

4. Aprenda a dizer não

Já experimentou dizer não? Muitas pessoas tem essa dificuldade, e, principalmente, os tímidos tendem a ter medo de dizer essa simples palavrinha para não ficar “feio” para elas.

Mas feio mesmo é não saber se posicionar. Negar às vezes é importante e vai fazer você se sentir melhor e mais seguro. Mas antes, analise a situação para não passar por maus lençóis.

5. Estabeleça metas pessoais

Se desafie criando metas para você cumprir e com isso mostrar para si mesmo do que é capaz.

Desafios pessoais nos motivam a mudar e nos transformar em pessoas melhores. Você verá que isso se encaixa muito para a carreira profissional.

6. Busque alternativas

Não tem nada de errado em buscar ajuda para melhorar uma fraqueza como a timidez.

Aulas de oratória e outras atividades que lhe ajudem a desinibir, como dança, teatro, terapia ou coaching tornam o processo mais ágil e menos incômodo. Assim, com o tempo você verá resultados e descobrir como é fácil expor sua opinião e suas ideias para um grupo do trabalho.

7. Acredite em si mesmo

Independente da circunstância, acredite em si mesmo sempre!

Ser mais extrovertido ou mais calado não é o que define se uma pessoa é bem sucedida. Os tímidos também podem conquistar o que quiser, basta confiar em si mesmo e ter atitude para fazer acontecer.

A autoconfiança permite mais coragem para arriscar e assim aumentar as chances de acertos.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

FAÇA PARTE DA NOSSA ACADEMIA