Treinamentos Corporativos: 9 vantagens e como estruturar na sua empresa

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Treinamentos Corporativos: 9 vantagens e como estruturar na sua empresa

Smartalk
Escrito por Smartalk em 16 de outubro de 2019
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Adequar-se a um mercado exigente é uma urgência, por isso os treinamentos corporativos ganham cada vez mais espaço. 

Afinal de contas, somente com colaboradores bem preparados uma empresa estará apta a oferecer produtos ou serviços de qualidade, obtendo assim, reconhecimento no mercado e maior retorno financeiro.

Ou seja, investir em treinamento é investir em novas soluções para potencializar a lucratividade do empreendimento. Inclusive, essa ideia de educação corporativa pode ser o diferencial na conquista por novos investidores e parceiros.

Mas, como fazer isso no ambiente corporativo?

É preciso aprender um pouco mais sobre as etapas e processos dos treinamentos. Então, continue a sua leitura para descobrir mais sobre o tema!

O que é um treinamento corporativo

Há muitas formas de explicar o que são treinamentos corporativos. Em poucas palavras, significa apostar nos resultados através das pessoas. Afinal,você investe no desenvolvimento de seus funcionários para ter melhores resultados. Na verdade, essa premissa é básica para qualquer negócio de sucesso.

Um dos principais focos nesse aperfeiçoamento deve ser a habilidade de comunicação. Afinal de contas, é através dela que um profissional pode se expressar melhor para ampliar seu networking, atrair investimentos e realizar uma boa apresentação do seu negócio.

Investir em pessoas é investir no sucesso da empresa

Conforme você aprendeu, o grande segredo dos treinamentos corporativos são as pessoas. Se elas podem ter as suas capacidades expandidas, a empresa ganha ainda mais!

Além disso, vale considerar que o mercado de trabalho mudou. O que isso significa? Que é preciso mais do que um bom cargo ou salário para estimular a equipe e colaboradores.

É necessário entender que muitas vezes a própria equipe pode desejar os treinamentos corporativos, pois sabe que isso é benéfico para a sua carreira. Inclusive, esse aprendizado constante estimula a querer se desenvolver ainda mais.

Então, quando alguém sente essa vontade de aprender mais, a produtividade é uma consequência natural. Assim, os treinamentos se transformam em um investimento com retorno é certo.

Vale considerar também que essa é uma forma de valorizar os profissionais da empresa. Uma oportunidade de participar de um workshop, por exemplo, pode demonstrar o quão engajada e comprometida a empresa está com eles.

Leia também: Comunicação Empresarial – O que é e qual a sua importância para as corporações

9 benefícios de se investir nos treinamentos corporativos

Na prática, os benefícios de se investir nessas iniciativas ultrapassam a conta que podemos fazer aqui. Mas existem alguns principais que podemos mencionar.

Confira!

1. Profissionais inspirados se dedicam mais às suas funções

Fazer todos os dias a mesma coisa buscando o mesmo resultado pode tornar a rotina de trabalho tediosa e desanimadora. Por isso, uma equipe que participa de momentos de inspiração se dedica mais.

Além de ser uma forma de estímulo, os treinamentos corporativos também mudam o mindset das pessoas.

Essa mudança já pode ser o bastante para engajar a equipe, principalmente porque aprendem novas técnicas e se sentem mais valorizados.

2. Profissionais inspirados são mais criativos

Obviamente, inspiração está ligada à criatividade. Um novo ambiente, novos conhecimentos, interação: tudo isso pode favorecer a criatividade.

E isso é o que acontece durante os treinamentos, especialmente palestras, workshops e dinâmicas de grupo, por exemplo.

3. Diminuição do turnover

Quantas pessoas foram desligadas da sua empresa nos últimos meses? E quantas foram contratadas? Essa diferença é o que define o turnover dela, ou seja, a rotatividade de pessoal.

E como diminuir essa taxa em sua empresa? Através dos treinamentos corporativos, claro! Isso porque ao investir na capacitação profissional dos seus colaboradores, contribui-se para o desenvolvimento de novas habilidades.

Como consequência, temos a redução de turnover por falta de adequação do profissional com os objetivos do empreendimento.

Além disso, os treinamentos também colocam o colaborador a par das novas tendências da sua área de atuação.

Dessa forma as pessoas se sentem mais valorizadas e motivadas, o que torna a rotina de trabalho mais prazerosa.

4. A capacitação humana é o que diferencia empresas no mercado

Outro ponto positivo dos treinamentos empresariais é possibilitar que as empresas se destaquem em um mercado tão competitivo.

Afinal de contas, funcionários cada vez mais qualificados e atualizados não só produzem bons produtos e/ou serviços como também são capazes de propor soluções inovadoras para as rotinas das empresas.

E isso se reflete diretamente na satisfação e fidelização de clientes.

5. Mantém os colaboradores atualizados

O mundo está mudando cada vez mais rápido! Mesmo que a sua empresa não trabalhe diretamente com tecnologia, isso não significa que não deve se atualizar.

Então, oferecer a possibilidade de os colaboradores adquirem novas habilidades e conhecerem ferramentas úteis e inovadoras é uma forma de favorecer toda a equipe.

Leia também: Comunicação Empresarial – O que é e qual a sua importância para as corporações

6. Menor quantidade de retrabalho

Um dos grandes benefícios proporcionados pelos treinamentos empresariais é a diminuição do percentual de retrabalho.

Isso porque além de melhorar a comunicação entre as equipes, há também a capacitação profissional dos colaboradores, o que contribui para que os mesmos consigam executar suas tarefas de maneira mais ágil e assertiva.

E é claro que isso impacta direta e positivamente nos prazos de entrega do produto e/ou serviço, conquistando assim, a satisfação do cliente.

Assim, a empresa conquista uma boa imagem no mercado em que atua e garante um ou mais passos à frente da concorrência.

7. Melhora a comunicação interpessoal dos times

Não é raro que equipes passem dias sem trocar conversas reais e ideias que possam renovar o ambiente.

Integrar diferentes times em treinamentos corporativos é também uma forma de fazer com que todos possam criar algo novo, movimentar a estrutura do ambiente.

Essa troca é extremamente rica tanto para as pessoas quanto para a empresa, de forma geral.

Leia também: Ruídos na comunicação – Veja como evitá-los na sua empresa

8. Alinhamento da cultura e objetivos da organização

Às vezes é comum que a cultura e os objetivos da empresa se percam em meio à rotina, problemas para se resolver e outras questões.

Os treinamentos visam justamente uma pausa para também olhar o rumo que a empresa e o trabalho estão tomando. É nessa hora que muitos percebem que algo precisa ser reavaliado para melhorar.

9. Melhora a comunicação interna

Como está a comunicação interna da sua empresa? A comunicação com os funcionários é clara? Os membros são ativos e estimulados a participar na rotina da empresa?

Apesar de ser um desafio, há muitas formas de melhorar a comunicação interna. Quer saber como? Então baixe nosso e-book “Como os Worshops e Treinamentos podem ajudar na melhoria da comunicação interna da sua empresa”.

Como estruturar um treinamento corporativo

Agora que tanto o conceito, quanto os benefícios dos treinamentos corporativos estão mais claros para você, é possível começar a pensar na implementação dessa capacitação profissional interna. 

Para isso, há um passo a passo que pode ser seguido, independentemente do tipo de negócio. Confira:

1. Faça o levantamento das necessidades da empresa

Antes de implementar o treinamento, é bom entender quais mudanças devem ser feitas na empresa. 

Para isso, é necessário estudar os resultados de cada equipe, fazer pesquisas sobre o clima organizacional e ouvir os colaboradores. 

Afinal de contas, eles podem mostrar os problemas que têm com a rotina de trabalho e, assim, ajudar a estabelecer prioridades.

Não adianta, por exemplo, investir em um treinamento técnico se o grande problema da empresa é o alto índice de rotatividade de pessoal (turnover). 

Dessa forma, investir em um treinamento onde são abordados pontos institucionais como por exemplo, missão, visão e valores da empresa poderá ser mais proveitoso tanto para os gestores quanto para os próprios funcionários.

Ou seja, ao ordenar as principais dores da empresa e entender as ligações entre elas, fica mais fácil definir por onde começar.

2. Planeje as etapas

Depois do estudo, é possível escolher um dos problemas e pensar em um plano de ação para ele, definindo pontos como:

  • Se o treinamento será presencial ou virtual;
  • Quem irá aplicar (empresa externa ou profissionais da própria instituição);
  • Qual será a periodicidade do treinamento;
  • Se haverá material de apoio ou não;
  • Como os colaboradores poderão acessar os conteúdos;
  • Quais atividades serão testadas.

É claro que esses são apenas alguns pontos que devem ser planejados antecipadamente. Além destes existem outros, que podem variar de acordo com a organização.

Além disso, cabe explicar que tais treinamentos podem ser realizados por empresas especializadas ou até mesmo pelos próprios colaboradores da organização, desde que estes tenham conhecimento sobre os processos da instituição e didática.

3. Implemente as ações

A implementação vem logo depois do planejamento. Essa é a etapa em que se coloca em prática o treinamento. Para isso, o gestor deve lembrar-se primeiramente de alinhar expectativas com o grupo escolhido.

Isso significa explicar aos participantes como será o processo e quais os objetivos que a empresa pretende alcançar com os ensinamentos que serão transmitidos.

Assim, os colaboradores conseguirão entender melhor os pontos principais apresentados para eles. Além disso, também poderão focar nas atividades mais compatíveis com cada necessidade.

Ainda é importante salientar que, em época de treinamentos, os participantes precisam direcionar horas semanais às aulas. Isso significa que algumas tarefas devem ser reprogramadas para que não haja atrasos na entrega e nem que sejam feitas de qualquer maneira pelo colaborador.

Leia também: Comunicação assertiva – O que é e como ela funciona

4. Esteja atento às tendências de treinamento

Cursos online, palestras, workshops, seminários: o que há de melhor em termos de treinamentos corporativos? É fundamental que você saiba disso ou conheça pelo menos um pouco do que está trazendo retorno positivo às empresas.

Muitas vezes há algum novo método ou ferramenta de treinamento que poucas pessoas conhecem.

Nessas horas pode ser indicado contar com especialistas no tema, é claro, mas você também deve se informar o máximo possível. Além disso, você poderá variar e realizar mais de um tipo de treinamento periodicamente.

5. Defina metas

Você precisa saber onde a sua empresa pretende chegar! Mas isso não é apenas a longo prazo. Afinal, também é importante definir no próprio treinamento, quais seriam os objetivos a curto prazo para a própria empresa.

Se você pretende atrair novos parceiros até uma determinada data, por exemplo, deixe isso claro. Nesse caso, a atividade ter um intuito bem claro, como “atrair mais parceiros para a empresa até janeiro”.

Por outro lado, lembre-se de não criar metas impossíveis. Além de desestimular a equipe, isso pode atrapalhar o fluxo dentro da empresa e não reflete em crescimento efetivo

6. Meça os resultados

Por fim, os resultados dos treinamentos corporativos precisam ser mensurados, ou seja, precisam ser medidos e avaliados constantemente. Isso porque os gestores precisam saber qual foi a diferença que os ensinamentos anteriores fizeram na vida do colaborador.

Dessa forma, eles poderão decidir-se por continuar investindo em capacitações profissionais como as que já foram oferecidas inicialmente ou também poderão testar outras metodologias.

Assim, o ideal é sempre mensurar os dados e testar a efetividade de cada processo. Para saber como realizar esta mensuração, continue ligado no artigo.

Como mensurar o ROI de um treinamento corporativo

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer programa de treinamentos corporativos em uma empresa, passa pela capacidade de avaliar os resultados, a partir das expectativas iniciais dele.

Aqui, estamos falando do ROI (Retorno sobre o Investimento) que o treinamento irá trazer para a sua empresa. Com esta análise, será possível verificar a eficiência de determinado treinamento e se é compensador realizar novos.

Esta avaliação é feita ao avaliar os KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores Chave de Performance) do treinamento corporativo, que irão fornecer dados mensuráveis para esta análise.

Mas como fazer isso para um treinamento corporativo? É o que você irá descobrir a seguir!

Como realizar a avaliação da eficiência de um treinamento corporativo?

Apenas coletar os KPIs de um treinamento corporativo não é o suficiente para uma avaliação completa do que foi realizado.

Para ensiná-lo a fazer uma avaliação completa em sua empresa, vamos utilizar o Modelo de Kirkpatrick, que é globalmente adotados para esta análise.

Este modelo consiste em 4 níveis de análise, que são:

Nível 1. Reação ao treinamento

Neste nível, o objetivo é mensurar como os participantes estão reagindo, diante de um treinamento corporativo.

Esta análise é feita a partir de pesquisas e questionários, realizado antes, durante e depois do treinamento, com o objetivo de permitir aos participantes descreverem suas expectativas iniciais, aquilo que mais os engajou, durante o treinamento. 

E o que eles acreditam, ao final do treinamento, que tenham sido os maiores ganhos de habilidades para o seu trabalho e sua carreira profissional como um todo.

Com este feedback, será possível avaliar se o treinamento esteve alinhado com as expectativas iniciais dos participantes e com as necessidades e objetivos do negócio.

Nível 2. Eficiência do aprendizado

Neste segundo nível, a avaliação é mais objetiva e visa verificar a evolução do nível de aprendizado dos participantes, após o treinamento ter sido concluído.

É avaliada a evolução dos participantes em relação às habilidade desejadas, atitude comportamental, conhecimento, comprometimento e confiança que eles adquiriram, ao completarem o curso.

Esta mensuração deve ser feita com base em objetivos de aprendizados bem definidos, tais como melhorar a performance em apresentações ou as habilidades com o PowerPoint, por exemplo.

Nível 3. Mudanças e melhorias comportamentais

Após o final do treinamento corporativo, no terceiro nível de análise, é preciso saber se o comportamento dos participantes evoluiu, a partir do conteúdo aplicado.

Esta é uma análise pessoal e que, portanto, deve ser realizada pelos líderes das pessoas que particiapmetem do treinamento corporativo.

Eles são os mais capazes de observar e determinar se as mudanças comportamentais desejadas foram alcançadas. Avaliando pontos de comportamento, tais como:

  • Os funcionários pararam de chegar atrasados?
  • Eles se tornaram aptos a concluírem as tarefas no tempo desejado?
  • Aprenderam a lidar com obstáculos inesperados em suas atividades?
  • O aprendizado sobre o correto gerenciamento de tempo no trabalho foi bem-sucedido?
  • Entre outras perguntas sobre comportamento que podem ser realizadas.

Nível 4. Resultados do treinamento

Neste nível de análise, o objetivo é mostrar o grau no qual os resultados do treinamento correspondem aos objetivos inicialmente programados.

Essa análise pode incluir o aumento mensal de unidades fabricadas e vendidas, aumento de assinaturas ou retenção de clientes antigos.

Tal mensuração pode ser realizada de maneira mais eficiente ao ser reunida com outros métodos. Por exemplo, uma empresa pode mensurar a evolução de um profissional que participou do treinamento, em comparação a um outro que não participou.

O que importa de fato compreender é que a alta competitividade é uma realidade cada vez mais presente para as instituições e exige que gestores e colaboradores mostrem seus diferenciais perante os concorrentes. 

E os treinamentos corporativos – quando aplicados de maneira correta – geram resultados positivos nesse quesito, favorecendo, inclusive, o crescimento contínuo e estruturado da organização.

Crie seu treinamento com a Smartalk!

Está tudo bem chegar até esse ponto do texto e ainda ter dúvidas sobre como montar o treinamento ideal para a sua empresa. Na verdade, esse é um tema muitíssimo complexo.

Por isso é possível contar com a Smartalk desde o diagnóstico da empresa até o preparo dos detalhes para o treinamento. Adaptamos nossa metodologia às suas necessidades, desde grandes eventos institucionais, onde se exige uma boa capacidade de engajamento e comunicação, a workshops e treinamentos menores.

Tudo isso pode ser personalizado desde que se entenda de que a empresa realmente precisa.

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Contar com profissionais especializados para melhorar as habilidades oratórias ou criar uma apresentação persuasiva pode levar sua empresa a outro patamar!

Por isso, é importante investir em quem realmente faz da comunicação empresarial uma arte.Quer saber como a Smartalk pode ajudar nos treinamentos corporativos da sua empresa? Então entre em contato conosco, converse com nossos consultores e entenda.

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